E disse para o homem: Porque deste ouvidos à voz da tua mulher e comeste da árvore da qual te ordenei: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; com sofrimento comerás dela todos os dias da tua vida.
Jó 14:1 - Almeida Século 21 O homem, nascido da mulher, tem vida breve e cheia de inquietações. Más versionesAlmeida Revista Atualizada 1993 O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Almeida Revista e Corrigida O homem, nascido da mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação. Almeida Revista Corrigida 1995 ¶ O homem, nascido da mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação. Versão Católica com cabeçalhos Como odre e como veste roída pela traça, se desgasta João Ferreira de Almeida Atualizada O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e cheio de inquietação. João Ferreira de Almeida Atualizada 1987 O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. |
E disse para o homem: Porque deste ouvidos à voz da tua mulher e comeste da árvore da qual te ordenei: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; com sofrimento comerás dela todos os dias da tua vida.
Jacó respondeu-lhe: O tempo das minhas peregrinações são cento e trinta anos; poucos e maus têm sido os dias dos anos da minha vida; não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais, nos dias das suas peregrinações.
Então ele gritou ao pai: Minha cabeça! Minha cabeça! O pai disse a um servo: Leva-o a sua mãe.
Não é curta a minha vida? Para, deixa-me, para que eu me alegre pelo menos por um pouco;
Por acaso o homem não tem trabalho árduo sobre a terra? Não são os seus dias como os de um assalariado?
Os meus dias passam mais rápido do que a lançadeira do tecelão, e chegam ao fim sem esperança.
Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é apenas um sopro. [Interlúdio]
Na verdade, todo homem vive como uma sombra; inquieta-se e ajunta riquezas em vão, e não sabe quem ficará com elas.
Lembra-te de como minha vida é breve. Por que criaste em vão todos os filhos dos homens?
Por isso, detestei a vida, pois tudo o que se faz debaixo do sol é cansativo para mim. Tudo é ilusão, é perseguir o vento.
Durante todos os seus dias, seu trabalho é dor e frustração; o seu coração não descansa nem de noite. Isso também é absurdo!
Por que saí do ventre materno? Foi só para ver problemas e tristeza, para que os meus dias terminem em vergonha?
Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior que João Batista; mas o menor no reino do céu é maior que ele.