Pois sem motivo exigiste penhor de teus irmãos e despojaste as roupas dos que não tinham quase nada.
Êxodo 22:26 - Almeida Século 21 Se tomares como penhor o manto do teu próximo, tu o restituirás a ele antes do pôr do sol, Más versionesAlmeida Revista Atualizada 1993 Se do teu próximo tomares em penhor a sua veste, lha restituirás antes do pôr do sol; Almeida Revista e Corrigida Se tomares em penhor a veste do teu próximo, lho restituirás antes do pôr do sol, Almeida Revista Corrigida 1995 Se tomares em penhor a veste do teu próximo, lho restituirás antes do pôr-do-sol, Versão Católica com cabeçalhos porque ele se cobre com o manto, que é a veste do seu corpo; como iria cobrir-se ao dormir? Caso contrário, se ele clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou compassivo. João Ferreira de Almeida Atualizada Ainda que chegues a tomar em penhor o vestido do teu próximo, lho restituirás antes do pôr do sol; João Ferreira de Almeida Atualizada 1987 Se do teu próximo tomares em penhor a sua veste, lha restituirás antes do pôr-do-sol; |
Pois sem motivo exigiste penhor de teus irmãos e despojaste as roupas dos que não tinham quase nada.
e assim fizeram o clamor do pobre subir até ele; fizeram que ele ouvisse o clamor dos aflitos.
Mas tens visto, porque atentas para o sofrimento e a dor, para os tomares na tua mão. O indefeso se entrega a ti; tu és o amparo do órfão.
Quem fica como fiador de um estranho perderá até a roupa; quem dá garantia a quem não conhece acabará como penhor.
nem oprima ninguém, e não empreste sob penhor, nem roube, mas reparta o pão com o faminto e vista o que não tem roupas;
não oprimir ninguém, mas devolver o penhor ao devedor; e não roubar, mas repartir o pão com o faminto e vestir o que não tem roupas;
se esse ímpio restituir o penhor, devolver o que havia furtado e andar nos estatutos da vida, não praticando o mal, certamente viverá, não morrerá.
Também se deitam sobre roupas empenhadas junto a qualquer altar e bebem o vinho exigido como multa no templo de seu Deus.
Não violarás o direito do estrangeiro nem do órfão, nem tomarás como penhor as roupas de uma viúva.
Ninguém tomará as duas pedras do moinho como penhor, nem que seja só a mó de cima, pois assim estaria penhorando a vida do devedor.