Êxodo 22:21 - Almeida Século 21 Não maltratarás o estrangeiro, nem o oprimirás, pois fostes estrangeiros na terra do Egito. Más versionesAlmeida Revista Atualizada 1993 Não afligirás o forasteiro, nem o oprimirás; pois forasteiros fostes na terra do Egito. Almeida Revista e Corrigida O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Almeida Revista Corrigida 1995 O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Versão Católica com cabeçalhos Não maltrate a viúva nem o órfão, João Ferreira de Almeida Atualizada Ao estrangeiro não maltratarás, nem o oprimirás; pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. João Ferreira de Almeida Atualizada 1987 Não afligirás o forasteiro, nem o oprimirás; pois forasteiros fostes na terra do Egito. |
O Senhor protege os peregrinos e ampara o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.
Não oprimirás o estrangeiro, pois sabeis como ele se sente, uma vez que fostes estrangeiros na terra do Egito.
aprendei a praticar o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.
Assim diz o Senhor: Exercei o direito e a justiça, e livrai da mão do opressor aquele que está sendo explorado por ele. Não façais nenhum mal e nenhuma violência ao estrangeiro, nem ao órfão, nem à viúva; não derrameis sangue inocente neste lugar.
se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem seguirdes outros deuses para vosso próprio mal,
No meio de ti, eles desprezaram pai e mãe, oprimiram o estrangeiro e foram injustos para com o órfão e a viúva.
Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; o pagamento do diarista não ficará contigo até a manhã seguinte.
O estrangeiro que viver entre vós será como um natural da terra. Devereis amá-lo como a vós mesmos, pois fostes estrangeiros na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Se teu irmão empobrecer e ficar em dívida para contigo, tu o sustentarás. Ele viverá contigo como estrangeiro e peregrino.
e não oprimais a viúva, o órfão, o estrangeiro e o pobre; ninguém planeje no coração o mal contra seu irmão.
E irei a vós com juízo. Sem demora testemunharei contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que exploram o trabalhador em seu salário, a viúva e o órfão, e distorcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos.
E naquela ocasião ordenei a vossos juízes: Ouvi as causas de vossos irmãos e julgai com justiça entre eles, e também o estrangeiro que está com eles.
Pois te lembrarás de que foste escravo na terra do Egito e de que o Senhor, teu Deus, te resgatou; por essa razão te ordeno isso hoje.
ele ficará contigo, no lugar que escolher em alguma das tuas cidades, onde lhe agradar. Não o oprimirás.
Não detestarás o edomita, pois é teu irmão; nem detestarás o egípcio, pois foste peregrino na terra dele.
Não violarás o direito do estrangeiro nem do órfão, nem tomarás como penhor as roupas de uma viúva.
Maldito aquele que violar o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém.