Reparte o que tens com sete e até com oito; porque não sabes que mal cairá sobre a terra.
Lucas 12:17 - Almeida Século 21 e ele pensava consigo mesmo: Que farei? Pois não tenho onde guardar o que colhi. Más versionesAlmeida Revista Atualizada 1993 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? Almeida Revista e Corrigida E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. Almeida Revista Corrigida 1995 E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. Versão Católica com cabeçalhos E o homem pensou: O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita. João Ferreira de Almeida Atualizada e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. João Ferreira de Almeida Atualizada 1987 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? |
Reparte o que tens com sete e até com oito; porque não sabes que mal cairá sobre a terra.
Não é também que repartas o pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desamparados? Não é que vistas o nu, o cubras e não deixes de socorrer o próximo?
Então se levantou certo doutor da lei, que, para colocá-lo à prova, disse: Mestre, que devo fazer para ter a vida eterna?
Dai, porém, de esmola o que está dentro do copo e do prato, e todas as coisas vos serão limpas.
Então lhes propôs uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico havia produzido com fartura;
Então disse: Vou fazer isto: derrubarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e neles colocarei todo o meu cereal e os meus bens;
E disse aos discípulos: Por isso vos digo: Não fiqueis ansiosos quanto à vossa vida, com o que comereis, nem quanto ao corpo, com o que vestireis.
Vendei vossos bens e dai esmolas. Fazei bolsas que não envelheçam; tesouro no céu que jamais acabe, onde o ladrão não chega e a traça não destrói.
E disse o administrador a si mesmo: Que vou fazer, já que o meu senhor me tira a administração? Para cavar, não tenho forças; e tenho vergonha de mendigar.
Eu vos digo ainda: Fazei amigos por meio das riquezas da injustiça, para que, quando estas vos faltarem, eles vos recebam nos tabernáculos eternos.
Quando ouviu isso, Jesus lhe disse: Ainda te falta uma coisa. Vende tudo quanto tens, reparte com os pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
O senhor lhe respondeu: Muito bem, servo bom! Foste fiel no pouco; por isso terás autoridade sobre dez cidades.
Ele respondia: Quem tem duas túnicas, reparta com o que não tem nenhuma, e quem tem alimento, faça o mesmo.
Ao ouvirem isso, eles ficaram com o coração pesaroso e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Irmãos, que faremos?
Ordena aos ricos deste mundo que não sejam orgulhosos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede amplamente todas as coisas para delas desfrutarmos;
Nisto conhecemos o amor: Cristo deu sua vida por nós, e devemos dar nossa vida pelos irmãos.