Quando cultivares a terra, ela não te dará mais sua força; serás fugitivo e vagarás pela terra.
Joel 1:10 - Almeida Século 21 O campo está assolado e a terra chora, pois o trigo está destruído, o vinho novo acabou, o azeite está em falta. Más versionesAlmeida Revista Atualizada 1993 O campo está assolado, e a terra, de luto, porque o cereal está destruído, a vide se secou, as olivas se murcharam. Almeida Revista e Corrigida O campo está assolado, e a terra, triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o óleo falta. Almeida Revista Corrigida 1995 O campo está assolado, e a terra, triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o óleo falta. Versão Católica com cabeçalhos A roça foi devastada, a terra está de luto, o trigo se perdeu, o vinho secou, o azeite sumiu. João Ferreira de Almeida Atualizada O campo está assolado, e a terra chora; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite falta. João Ferreira de Almeida Atualizada 1987 O campo está assolado, e a terra, de luto, porque o cereal está destruído, a vide se secou, as olivas se murcharam. |
Quando cultivares a terra, ela não te dará mais sua força; serás fugitivo e vagarás pela terra.
As águas de Ninrim secaram; secou-se a pastagem e o capim morreu; já não há mais verde.
Gritam nas ruas por falta de vinho; toda a alegria acabou; o prazer da terra já se foi.
Eles a transformaram em desolação; desolada, ela clama a mim. Toda a terra está desolada, mas ninguém se importa com isso.
Até quando a terra lamentará e todo capim do campo secará? Os animais e as aves perecem, por causa da maldade dos que nela habitam; pois disseram: Ele não verá o nosso fim.
Assim, a alegria e o regozijo do campo fértil e da terra de Moabe foram tirados; e fiz que acabasse o vinho dos lagares; já não pisam uvas com júbilo; o brado não é de júbilo.
Por isso a terra se lamenta, e todos os seus habitantes desfalecem, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu, e até os peixes do mar morrem.
A videira secou, a figueira murchou; e a romãzeira, a palmeira e a macieira com todas as árvores do campo secaram. A alegria dos homens se abateu!
Bêbados, despertai e chorai; todos os que bebeis vinho, gemei por causa do vinho novo, pois foi tirado da vossa boca.
Em resposta, o Senhor disse ao seu povo: Eu vos envio o trigo, o vinho e o azeite, e tereis fartura deles; e não vos entregarei mais ao vexame entre as nações.
Gastareis a vossa força em vão, porque a vossa terra não dará seu produto, e as árvores da terra não darão seus frutos.
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas videiras; ainda que o produto da oliveira falhe, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado do estábulo e não haja gado nos currais;
Mandei vir a seca sobre a terra, sobre as colinas, sobre o trigo, sobre o vinho novo, sobre o azeite e sobre tudo o que a terra produz; também sobre os homens e os animais e sobre todo o seu trabalho.
Destruirei a vossa descendência, e esfregarei esterco no vosso rosto, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e com ele sereis lançados fora.