No dia sete do quinto mês do décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, capitão da guarda, servo do rei da Babilônia, foi para Jerusalém
Jeremias 39:8 - Almeida Século 21 Os babilônios incendiaram o palácio real e as casas do povo, e derrubaram os muros de Jerusalém. Más versionesAlmeida Revista Atualizada 1993 Os caldeus queimaram a casa do rei e as casas do povo e derribaram os muros de Jerusalém. Almeida Revista e Corrigida E os caldeus queimaram a casa do rei e as casas do povo e derribaram os muros de Jerusalém. Almeida Revista Corrigida 1995 E os caldeus queimaram a casa do rei e as casas do povo e derribaram os muros de Jerusalém. Versão Católica com cabeçalhos Quanto ao palácio do rei e às casas particulares, os caldeus incendiaram tudo e derrubaram as muralhas de Jerusalém. João Ferreira de Almeida Atualizada Os caldeus incendiaram a casa do rei e as casas do povo, e derribaram os muros de Jerusalém. João Ferreira de Almeida Atualizada 1987 Os caldeus queimaram a casa do rei e as casas do povo e derribaram os muros de Jerusalém. |
No dia sete do quinto mês do décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, capitão da guarda, servo do rei da Babilônia, foi para Jerusalém
Também queimaram o templo de Deus, derrubaram os muros de Jerusalém, incendiaram todos os seus palácios e destruíram todos os seus objetos preciosos.
Eles me responderam: Os que sobreviveram ao cativeiro estão passando grande aflição e vergonha lá na província. Os muros de Jerusalém foram derrubados, e as portas da cidade, queimadas.
O Senhor dos Exércitos me disse: Certamente muitas casas ficarão desertas, e até casas grandes e belas ficarão sem moradores.
Mas, se não me ouvirdes, deixando de santificar o dia de sábado e levando cargas, então, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, atearei fogo às suas portas, e ele consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.
Porque determinei fazer o mal contra esta cidade e não o bem, diz o Senhor. Ela será entregue nas mãos do rei da Babilônia, e ele a incendiará.
E os babilônios que atacam a cidade entrarão, atearão fogo a ela e a queimarão juntamente com as casas sobre cujos terraços se queimava incenso a Baal e se faziam ofertas derramadas a outros deuses, para me provocarem à ira.
Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Vai e fala a Zedequias, rei de Judá: Assim diz o Senhor: Entregarei esta cidade nas mãos do rei da Babilônia, e ele a queimará.
Darei ordem, diz o Senhor, e farei com que retornem a esta cidade; eles irão atacá-la, invadi-la e queimá-la. Farei das cidades de Judá uma devastação e que fiquem desabitadas.
Porque ainda que derrotásseis todo o exército dos babilônios que vos ataca, e entre eles ficassem apenas homens feridos, assim mesmo se levantariam, cada um na sua tenda, e queimariam esta cidade.
Mas, se não te renderes aos príncipes do rei da Babilônia, então esta cidade será entregue nas mãos dos babilônios, que a queimarão; e tu não escaparás das mãos deles.
Subi aos seus terraços de videiras e destruí-os; mas não façais uma destruição total. Cortai seus ramos, pois não são do Senhor.
Portanto, assim diz o Senhor Deus: A minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, sobre as árvores do campo e sobre os frutos da terra; sim, a minha ira e o meu furor se acenderão e não se apagarão.
O adversário saqueou todos os seus tesouros; ela viu quando as nações que impediste de entrar na tua assembleia invadiam seu santuário.
O Senhor devorou todas as moradas de Jacó sem piedade, derrubou as fortalezas da cidade de Judá no seu furor; lançou por terra e desonrou o reino e os seus príncipes.
O Senhor desprezou o seu altar, detestou o seu santuário, entregou os muros dos seus palácios na mão do inimigo; deram-se gritos no templo do Senhor, como em dia de reunião solene.
Incendiarão tuas casas e executarão juízos contra ti, à vista de muitas mulheres. Eu porei fim à tua prostituição, e não pagarás mais nada aos amantes.
A multidão as apedrejará e as matará pela espada; trucidará seus filhos e suas filhas e queimará suas casas.
No décimo segundo ano do nosso cativeiro, no décimo mês, aos cinco dias do mês, veio a mim alguém que havia escapado de Jerusalém, dizendo: A cidade caiu.
Portanto, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará um montão de ruínas, e o monte desta casa, como uma elevação coberta de mato.