Pois os pastores são insensatos e não buscaram o Senhor; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se dispersaram.
Jeremias 23:1 - Almeida Século 21 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. Más versionesAlmeida Revista Atualizada 1993 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! — diz o Senhor. Almeida Revista e Corrigida Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. Almeida Revista Corrigida 1995 ¶ Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Versão Católica com cabeçalhos O ramo justo Ai dos pastores que espalham e extraviam as ovelhas do meu rebanho - oráculo de Javé. João Ferreira de Almeida Atualizada Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. João Ferreira de Almeida Atualizada 1987 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! -- diz o SENHOR. |
Pois os pastores são insensatos e não buscaram o Senhor; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se dispersaram.
Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisotearam a minha propriedade; tornaram minha propriedade preciosa em um deserto desolado.
Mas, se não ouvirdes, chorarei secretamente, por causa do vosso orgulho; e os meus olhos chorarão amargamente e se desfarão em lágrimas, porque o rebanho do Senhor foi levado cativo.
Assim como o ladrão fica envergonhado quando é flagrado, assim se envergonhará a casa de Israel; eles, seus reis, seus príncipes, seus sacerdotes e seus profetas.
Os sacerdotes não perguntaram: Onde está o Senhor? Os doutores da lei não me conheceram; os governantes se rebelaram contra mim, e os profetas profetizaram em nome de Baal, indo atrás de ídolos imprestáveis.
O vento apascentará todos os teus pastores, e os teus amantes irão para o cativeiro; certamente então ficarás envergonhada e serás humilhada por causa de toda a tua maldade.
Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas e as afugentastes, e não cuidastes delas. Eu vos castigarei pelo mal que cometestes, diz o Senhor.
O meu povo tem sido ovelhas perdidas; seus pastores as fizeram se desviar e voltar aos montes; elas vaguearam entre montes e colinas, esqueceram-se do seu lugar de repouso.
Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas insensatos, que seguem o seu próprio espírito e não viram nada!
Porque empurrais com o lado e com o ombro; empurrais com os chifres todas as fracas, até que as espalhais para fora.
Vós, ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto, sois minhas, e eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus.
À semelhança do rebanho para os sacrifícios e como o rebanho de Jerusalém nas suas solenidades, assim as cidades desertas se encherão de famílias; e saberão que eu sou o Senhor.
A minha ira se acendeu contra os pastores e eu castigarei os bodes; mas o Senhor dos Exércitos visitará o seu rebanho, a casa de Judá, e o fará como o seu majestoso cavalo na batalha.
Vendo as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam atribuladas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor.
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com plenitude.
Mas o empregado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, quando vê o lobo se aproximar, abandona as ovelhas e foge. E o lobo as ataca e dispersa.
Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes; mas as ovelhas não os ouviram.