Sabe, a Palavra de Deus diz lá em Salmos 5:4: "Pois tu não és um Deus que se agrada da maldade; o ímpio não habitará contigo". É algo pra gente pensar bastante, né? Afinal, a Bíblia é o nosso manual de instruções para a vida. Se a gente quer dias melhores, precisa se alinhar com os mandamentos que Deus deixou para nós.
Então, pense comigo: o que na sua vida não está de acordo com a vontade Dele? Vale a pena se afastar de tudo que não é correto aos olhos do Senhor. Endireite seus passos e deixe que a voz d’Ele te guie na verdade. Deus rejeita a maldade, então, busque com todo o seu coração se livrar de qualquer perversidade.
Acerte as contas com Deus, arrependa-se do que fez de errado. A misericórdia Dele é imensa e quer salvar a sua alma, te limpar e te restaurar. Imagine só, poder viver uma vida que seja como um perfume agradável na presença de Deus! É para isso que Ele te chama.
Tenha já fim a malícia dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e a mente.
Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina:olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente,e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal,e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão!
Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo!
E ele disse: Esta é a impiedade. E a lançou dentro do efa e pôs sobre a boca dele o peso de chumbo.
Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.Os loucos não pararão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a maldade.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.São essas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
estando cheios de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe;néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
A tua impiedade faria mal a outro tal como tu; e a tua justiça aproveitaria a um filho do homem.
O caminho do Senhor é fortaleza para os retos, mas ruína virá aos que praticam a iniquidade.O justo nunca será abalado, mas os ímpios não habitarão a terra.
E fará recair sobre eles a sua própria iniquidade; e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor, nosso Deus, os destruirá.
Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.Porque cedo serão ceifados como a erva e murcharão como a verdura.
Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma.
Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniquidade; os vossos lábios falam falsamente, e a vossa língua pronuncia perversidade.Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade e andam falando mentiras; concebem o trabalho e produzem a iniquidade.
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal,
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.
Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males.
Quem será por mim contra os malfeitores? Quem se porá ao meu lado contra os que praticam a iniquidade?Se o Senhor não fora em meu auxílio, já a minha alma habitaria no lugar do silêncio.
A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.
Ainda que o mau junte mão à mão, não ficará sem castigo, mas a semente dos justos escapará.
Quem pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.
E visitarei sobre o mundo a maldade e, sobre os ímpios, a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos tiranos.
Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos ímpios.Porque o maligno não terá galardão algum, e a lâmpada dos ímpios se apagará.
Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós.
Tenha já fim a malícia dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e a mente.O meu escudo está com Deus, que salva os retos de coração.Deus é um juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.
Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade.E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes.
O homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca.Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos.Perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas.Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura.
Disseram os néscios no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem. O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.
Porque o louco fala loucamente, e o seu coração pratica a iniquidade, para usar de hipocrisia, e para proferir erros contra o Senhor, e para deixar vazia a alma do faminto, e para fazer com que o sedento venha a ter falta de bebida.
E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos símplices.
Pela misericórdia e pela verdade, se purifica a iniquidade; e, pelo temor do Senhor, os homens se desviam do mal.
Eis que Deus não rejeitará ao reto; nem toma pela mão aos malfeitores;até que de riso te encha a boca, e os teus lábios, de louvor.Teus aborrecedores se vestirão de confusão, e a tenda dos ímpios não existirá mais.
Livra-me, ó Senhor, do homem mau; guarda-me do homem violento;os quais pensam o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra.
Os seus pés correm para o mal e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas.Não conhecem o caminho da paz, nem há juízo nos seus passos; as suas veredas tortuosas, as fizeram para si mesmos; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.
tribulação e angústia sobre toda alma do homem que faz o mal, primeiramente do judeu e também do grego;glória, porém, e honra e paz a qualquer que faz o bem, primeiramente ao judeu e também ao grego;
Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles,porque o seu coração medita a rapina, e os seus lábios falam maliciosamente.
A prevaricação do ímpio fala no íntimo do seu coração; não há temor de Deus perante os seus olhos.Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniquidade se mostre detestável.As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.Maquina o mal na sua cama; põe-se em caminho que não é bom; não aborrece o mal.
Aquele que aborrece dissimula com os seus lábios, mas no seu interior encobre o engano.Quando te suplicar com a sua voz, não te fies nele, porque sete abominações há no seu coração.Ainda que o seu ódio se encobre com engano, a sua malícia se descobrirá na congregação.
Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará.Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos e cessai de fazer mal.Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
A justiça do sincero endireitará o seu caminho, mas o ímpio, pela sua impiedade, cairá.
Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Praticar a justiça é alegria para o justo, mas espanto para os que praticam a iniquidade.
Mas não ouviram, nem inclinaram os ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás e não para diante.
Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o Senhor com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel.
Ai daqueles que, nas suas camas, intentam a iniquidade e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão!E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
para te livrar do mau caminho e do homem que diz coisas perversas;dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas;que se alegram de mal fazer e folgam com as perversidades dos maus,cujas veredas são tortuosas e desviadas nas suas carreiras;
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem,
Abomináveis são para o Senhor os pensamentos do mau, mas as palavras dos limpos são aprazíveis.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Por torre de guarda te pus entre o meu povo, por fortaleza, para que soubesses e examinasses o seu caminho.Todos eles são os mais rebeldes e andam murmurando; são duros como bronze e ferro, todos eles andam corruptamente.
O que anda em justiça e que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, que sacode das suas mãos todo o presente; que tapa os ouvidos para não ouvir falar de sangue e fecha os olhos para não ver o mal,este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas.
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Guarda-me, ó Senhor, das mãos do ímpio e guarda-me do homem violento, os quais se propuseram desviar os meus passos.Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam a rede à beira do caminho; armaram-me laços corrediços. (Selá)
como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
A justiça guarda ao que é sincero no seu caminho, mas a impiedade transtornará o pecador.
E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!
Pois eis que os que se alongam de ti perecerão; tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti.
O Senhor fez todas as coisas para os seus próprios fins e até ao ímpio, para o dia do mal.Abominação é para o Senhor todo altivo de coração; ainda que ele junte mão à mão, não ficará impune.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
Abominação é para os justos o homem iníquo, e abominação é para o ímpio o de retos caminhos.
Vós que amais ao Senhor, aborrecei o mal; ele guarda a alma dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas.
Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados,mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia e desprezam as dominações. Atrevidos, obstinados, não receiam blasfemar das autoridades;
Aquele que cuida em fazer mal, mestre de maus intentos o chamarão.O pensamento do tolo é pecado, e é abominável aos homens o escarnecedor.
Não me deixes confundido, Senhor, porque te tenho invocado; deixa confundidos os ímpios; emudeçam na sepultura.Emudeçam os lábios mentirosos que dizem coisas más com arrogância e desprezo contra o justo.
Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz o mal.
As rapinas dos ímpios virão a destruí-los, porquanto eles recusam praticar a justiça.
Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos e separarão os maus dentre os justos.E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes.
Ai dos que justificam o ímpio por presentes e ao justo negam justiça! Pelo que, como a língua de fogo consome a estopa, e a palha se desfaz pela chama, assim será a sua raiz, como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel.
Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a.
O caminho do Senhor é fortaleza para os retos, mas ruína virá aos que praticam a iniquidade.
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos.