Não aceitarás suborno, porque o suborno cega os que têm vista e perverte as palavras dos justos.
Eclesiastes 7:7 - Almeida Século 21 De fato, a opressão transforma o sábio em tolo, e o suborno corrompe o coração. Más versionesAlmeida Revista Atualizada 1993 Verdadeiramente, a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração. Almeida Revista e Corrigida Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração. Almeida Revista Corrigida 1995 ¶ Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração. Versão Católica com cabeçalhos porque a extorsão torna insensato o sábio, e o suborno lhe corrompe o discernimento. João Ferreira de Almeida Atualizada Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e a peita corrompe o coração. João Ferreira de Almeida Atualizada 1987 Verdadeiramente, a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração. |
Não aceitarás suborno, porque o suborno cega os que têm vista e perverte as palavras dos justos.
O suborno é uma pedra valiosa aos olhos de quem o oferece, aonde quer que vá, serve-lhe de lucro.
Olhei novamente e vi toda a opressão que há debaixo do sol: Vi as lágrimas dos oprimidos, mas eles não têm consolador; o poder está do lado dos seus opressores, e eles não têm consolador.
Se vires opressão de pobres e a perversão violenta do direito e da justiça em alguma província, não te surpreendas com isso. Pois quem está em posição elevada tem um superior sobre ele; e sobre ambos há outros em posição mais elevada.
Tudo isso observei quando dediquei o coração a refletir sobre tudo o que se faz debaixo do sol. Há épocas em que um homem tem domínio sobre outro homem para arruiná-lo.
Os teus príncipes são rebeldes e companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno e anda atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, e a causa da viúva não chega diante deles.
O que pratica a justiça e fala com retidão, o que rejeita o lucro da opressão; quem sacode as mãos para não receber suborno; o que tapa os ouvidos para não ouvir falar de violência e fecha os olhos para não ver o mal;
Não violarás o direito; não farás discriminação de pessoas, nem aceitarás suborno; porque o suborno cega os olhos dos sábios e perverte a causa dos justos.
Mas nem entre essas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso. Pelo contrário, nelas o Senhor te dará coração angustiado, olhos sem esperança e alma cheia de ansiedade.
Eu estou aqui! Testemunhai contra mim diante do Senhor e do seu ungido. De quem tomei um boi? Ou de quem tomei um jumento? Ou a quem defraudei? Ou a quem tenho oprimido? Ou da mão de quem tenho recebido suborno para encobrir os meus olhos com ele? Se fiz uma dessas coisas, eu vos restituirei.
Então Áquis disse aos seus servos: Vedes que este homem está louco! Por que o trouxestes a mim?
Porém seus filhos não andaram nos caminhos dele, mas se tornaram gananciosos; recebiam suborno e pervertiam a justiça.