José lhe respondeu: Isso não está em mim; Deus é que dará uma resposta de paz ao faraó.
Daniel 2:22 - Almeida Século 21 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e a luz mora com ele. Más versionesAlmeida Revista Atualizada 1993 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. Almeida Revista e Corrigida Ele revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz. Almeida Revista Corrigida 1995 Ele revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz. Versão Católica com cabeçalhos Ele revela os segredos mais profundos e sabe o que as trevas escondem, pois a luz mora com ele. João Ferreira de Almeida Atualizada Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. João Ferreira de Almeida Atualizada 1987 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. |
José lhe respondeu: Isso não está em mim; Deus é que dará uma resposta de paz ao faraó.
Quem é como o sábio? Quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto e transforma a dureza do seu rosto.
Tragam-nos, e assim nos anunciem o que há de acontecer; anunciai-nos as coisas passadas para que as consideremos e saibamos o fim delas; ou mostrai-nos coisas vindouras.
Quem anunciou isso desde o princípio para que o saibamos? Ou anteriormente, para que digamos: Ele é justo? Não há quem anuncie, nem quem manifeste, nem quem ouça as vossas palavras.
As primeiras coisas já se realizaram, e eu vos anuncio coisas novas; eu vos anuncio antes que surjam.
Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu sou o Senhor que faço todas estas coisas.
Pode alguém esconder-se em esconderijos sem que eu o veja?, diz o Senhor. Não sou eu o que enche os céus e a terra?, diz o Senhor.
Clama a mim, e te responderei, e te anunciarei coisas grandes e inacessíveis, que não conheces.
O que o rei exige é difícil, e ninguém é capaz de declará-lo ao rei, senão os deuses, que não moram junto aos mortais.
Então o mistério foi revelado a Daniel numa visão, de noite. Daniel louvou o Deus do céu.
O rei respondeu a Daniel: Verdadeiramente, o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador dos mistérios, pois pudeste revelar este mistério.
Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; nos dias de teu pai, se achou nele luz, inteligência e sabedoria, como a sabedoria dos deuses. Teu pai, o rei Nabucodonosor; sim, ó rei, teu pai o constituiu chefe dos magos, dos adivinhos, dos astrólogos e dos prognosticadores;
Ouvi dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, o entendimento e a excelente sabedoria.
Por isso eu lhes falo por meio de parábolas; porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem entendem.
E pela terceira vez lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por lhe ter perguntado pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Jesus lhe disse: Cuida das minhas ovelhas.
Então Jesus voltou a falar-lhes: Eu sou a luz do mundo; quem me seguir jamais andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os motivos dos corações. Então cada um receberá seu reconhecimento da parte de Deus.
Esse é o mistério que em outras gerações não foi manifestado aos homens, da forma como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas,
e o Senhor os arrancou da sua terra com ira, com furor e com grande indignação, e os lançou em outra terra, como neste dia se vê.
o que possui, ele somente, a imortalidade e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; a ele sejam honra e poder eterno. Amém.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem deveremos prestar contas.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto e descem do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
E a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos é esta: Deus é luz, e nele não há treva alguma.