O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de autoridade, de entre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e os povos obedecerão a ele.
2 Samuel 7:13 - Almeida Século 21 Ele edificará uma casa ao meu nome, e para sempre estabelecerei o trono do seu reino. Más versionesAlmeida Revista Atualizada 1993 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Almeida Revista e Corrigida Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Almeida Revista Corrigida 1995 Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. Versão Católica com cabeçalhos Ele é que vai construir uma casa para o meu nome. E eu estabelecerei o trono real dele para sempre. João Ferreira de Almeida Atualizada Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. João Ferreira de Almeida Atualizada 1987 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. |
O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de autoridade, de entre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e os povos obedecerão a ele.
Ele dá grande livramento ao seu rei e age com bondade para com o seu ungido, para com Davi e a sua descendência para sempre.
Mas a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.
Pois tu, Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, revelaste ao teu servo: Eu te edificarei uma casa. Por isso o teu servo teve ânimo para fazer-te esta oração.
Assim como vive o Senhor, que me confirmou e me fez assentar no trono de Davi, meu pai, e estabeleceu uma dinastia para mim, como havia prometido, hoje Adonias será morto.
e para que o Senhor confirme aquilo que me prometeu, dizendo: Se teus filhos guardarem os seus caminhos, andando fielmente na minha presença, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel.
Mas o rei Salomão será abençoado, e o trono de Davi será confirmado perante o Senhor para sempre.
Por isso, pretendo edificar um templo ao nome do Senhor, meu Deus, conforme o Senhor prometeu a meu pai Davi, dizendo: Teu filho, que estabelecerei no trono em teu lugar, edificará um templo ao meu nome.
Se andares nos meus estatutos, executares os meus preceitos e obedeceres a todos os meus mandamentos, seguindo-os, te confirmarei a palavra que falei a Davi, teu pai, a respeito deste templo que estás edificando;
E Salomão disse: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi, meu pai, e pela sua mão cumpriu a palavra que disse:
porém, tu não edificarás o templo; teu filho, que procederá de ti, edificará um templo ao meu nome.
Edificou altares no templo do Senhor, sobre o qual o Senhor tinha dito: Em Jerusalém estabelecerei o meu nome.
Também pôs a imagem de escultura do poste-ídolo que havia feito no templo do qual o Senhor tinha dito a Davi e a seu filho Salomão: Neste templo e em Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, estabelecerei o meu nome para sempre.
Mas o Senhor não quis destruir Judá, por causa de Davi, seu servo, porque havia prometido a ele que manteria para sempre uma chama acesa entre seus descendentes.
Agora, toma cuidado, porque o Senhor te escolheu para construíres um templo para ser o santuário. Sê forte e faze a obra.
Também construiu altares no templo do Senhor, do qual o Senhor tinha dito: O meu nome estará em Jerusalém eternamente.
Senhor, Deus de Israel, cumpre agora o que prometeste ao teu servo Davi, meu pai: Nunca te faltará diante de mim sucessor que se assente no trono de Israel, contanto que teus sucessores guardem o seu caminho para andarem na minha lei, como tu andaste diante de mim.
Não afasta seus olhos dos justos; pelo contrário, faz com que se sentem para sempre com os reis no trono, e assim são exaltados.
Que seu nome permaneça eternamente, e sua fama continue enquanto o sol durar; nele sejam abençoados os homens; todas as nações o chamem bem-aventurado.
Farei sua descendência subsistir para sempre, e o seu trono, enquanto existirem os céus.
Estabelecerei tua descendência para sempre e firmarei teu trono por todas as gerações. [Interlúdio]
Assim diz o Senhor: Eu te ouvi no tempo aceitável e te ajudei no dia da salvação; eu te guardarei e te farei mediador da aliança com o povo, para restaurares a terra e lhe dares por herança as propriedades destruídas;
Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
O seu domínio aumentará, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para estabelecê-lo e firmá-lo em retidão e em justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.
Pois assim diz o Senhor: Nunca faltará a Davi um herdeiro que se assente no trono da casa de Israel;
Ainda habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual habitaram vossos pais; habitarão nela para sempre, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos; e meu servo Davi será seu príncipe eternamente.
Mas, durante o reinado desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído. A soberania desse reino não passará a outro povo, mas ele destruirá e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.
e dize-lhe: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Aqui está o homem cujo nome é Renovo; ele sairá do seu lugar e edificará o templo do Senhor.
Ele mesmo edificará o templo do Senhor, receberá a honra real, se assentará no seu trono e governará. E Josué, o sacerdote, ficará à sua direita; e haverá paz perfeita entre os dois.
E digo-te ainda que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Pois ele merece uma glória maior do que Moisés, assim como o construtor tem honra maior do que a casa.
vós também, como pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.